quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Bartolomeo Ammanati

                                                 Fonte de Netuno - Pizza della Signoria, Florença

Escultor e arquiteto italiano, Ammanati nasceu em Settignano em 1511 e morreu em 1592 em Roma.
Ammanati distinguiu-se mais em arquitetura do que em escultura. Projetou muitos edifícios em Roma, o que inclui o trabalho no complexo Villa Giulia (em colaboração com Vignola e Vasari), atuando também em Lucca e Florença. Seu trabalho no Palazzo Pitti, encomendado por Eleonora de Toleda, esposa de Cosimo I, é um dos seus trabalhos mais importantes (1558-1570), respeitando o estilo original de Filippo Brunelleschi.
Ammanati também participou em 1569 da construção da belíssima ponte sobre o rio Arno, conhecida como Ponte della Trinità, um dos seus trabalhos mais elogiados. Foi destruída em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruída em 1957.
Outro importante trabalho seu foi a fonte de Netuno, em mármore e bronze, na Piazza Della Signoria, em Florença. A encomenda foi originalmente feita ao idoso Bartolommeo Bandinelli. Com sua morte, Ammanati venceu a concorrência sobre outros famosos escultores, tais como Benvenuto Cellini e Vincenzo Danti para a continuação desse encargo. Nessa fonte ele trabalhou entre 1563 e 1565 no bloco de mármore original. Ammanati adotou as feições do Grand Duke Cosimo I como modelo para a face de Netuno, e continuou trabalhando nessa fonte por mais dez anos, acrescentando, em volta do perímetro, delicados deuses fluviais e sátiros risonhos em bronze, bem como cavalos marinhos em mármore emergindo da água.
Em 1550 Ammanati casou com Laura Battiferri, uma poetisa elegante e bem dotada. Mais tarde em sua vida Ammanati teve uma crise religiosa, influenciado pela Contra-Reforma, o que o levou a condenar seus próprios trabalhos que contivessem nudez, e deixou todos os seus bens para os Jesuítas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário