sábado, 18 de julho de 2009

Montserrat Caballe - Viva la diva


De origem humilde, Montserrat Caballé, necessitou de grandes esforços para concluir seu curso de canto no Conservatório Superior de Liceu.
O início de sua carreira foi também muito modesto até que decidiu ir para Suíça, de onde fez parte da Ópera de Basiléia entre 1957 e 1959, estreou com um repertório pouco freqüente para as cantoras espanholas, que incluía Mozart e Strauss, o que serviu para sua seguinte etapa profissional na companhia permanente da Ópera de Bremen (1959-1962).
Mas sua verdadeira estréia mundial se deu na noite de 20 de abril de 1965 no Carneggie Hall, quando teve que substituir imprevisivelmente a Marilyn Horne na ópera Lucrezia Borgia de Donizetti: sua atuação lhe rendeu 25 minutos de aplausos ao término de uma representação e um dos mais importantes críticos nova-iorquinos titulou ao dia seguinte "Callas + Tebaldi = Caballé". A partir desse momento, Caballé ficou conhecida como uma das grandes divas da ópera mundial. A fama lhe gerou vários anos de teatros lotados para assistir suas apresentações. Hoje tem em discos uma variedade enorme em estilo e repertório que estão em mais de 130 gravações, abrangendo papéis tão díspares quanto a Salome de Richard Strauss, Fiordiligi da ópera Così fan tutte de Mozart, Norma de Bellini e Mimì da ópera La Bohème de Puccini. Em 1988 junto com Freddie Mercury, do grupo de rock britânico Queen, grava o álbum Barcelona, considerado um mito na união de uma cantora de ópera com um cantor de rock, sendo considerado um dos melhores trabalhos de ambos, logo após, saíram numa pequena turnê que foi registrada em vídeo em Ibiza. Em 1992 cantou na abertura dos jogos olímpicos de Barcelona,sem a presença de Freddie Mercury, que faleceu no ano anterior ao evento, mas ela fez um dueto virtual com este, fato que a emocionou muito. Este dueto virtual se repetiu em 1999, antes da final da UEFA Champions League, entre Manchester United e Bayern de Munique. Atualmente vive em Barcelona, sua cidade natal.

Clique para copiar

01 Barcelona - Freddie Mercury
02 March with me
03 Hijo de la luna
04 Vision of glory - Johnny Logan
05 Had to be - Helmut Lotti
06 Mediterráneo
07 Olé, olé - The Del Rios
08 The last rose of summer - The Chieftains
09 Love is the key
10 The prayer
11 Sailing - Khadja Nin
12 Like a dream
13 Paroles d´amour
14 G´schatzli
15 La-Le-Lu
16 How can I go on - Freddie Mercury
17 Ich lebe mein leben - Mario Adorf


"Mediterráneo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário